Simulacra and Simulation

Editora: The MIT Press

(0 Avaliações )

Sinopse

Moving away from the Marxist/Freudian approaches that had concerned him earlier, Baudrillard developed in this book a theory of contemporary culture that relies on displacing economic notions of cultural production with notions of cultural expenditure.

Opções de compra

Joanna Burigo (fundadora da Casa da Mãe Joanna e mestre em Gênero, Mídia e Cultura) escreveu:

Esta, definitivamente, não é uma obra feminista. Ainda assim a listo aqui por pensar que este texto é de extrema utilidade para feministas da era da hiperconectividade digital. “Estamos num universo em que existe cada vez mais informação e cada vez menos sentido.” A frase apocalíptica é também bastante profética e nesta obra o filósofo francês discorre sobre o papel dos signos na contemporaneidade, sugerindo que nossa sociedade substituiu o real por símbolos dele mesmo. O livro trata de linguagem, especialmente nas mídias, e explica que simulacros seriam representações do que nunca existiu na realidade (ou não possui equivalente nela), e simulações seriam imitações do que existe no mundo real. De acordo com Baudri (recorro tanto a este livro que me refiro ao seu autor com intimidade), a experiência humana atual depende destas simulações e a profusão de simulacros indica que o real é menos relevante do que o simbólico para a nossa compreensão das coisas.

O argumento central do livro é que a produção e circulação massiva de símbolos e os múltiplos sentidos que damos a eles acabam por esvazia-los de qualquer significado inerente. A falta de significado inerente produz um sem fim de simulacros que, por sua vez, estimulam simulação (imitações de operações reais, como... atribuir significado). Se signos mudam de significado a nosso bel-prazer, e coisas como memes provam que eles mudam sim, e mui rapidamente, é possível compreender que qualquer significação é mutável. Complicado? Parece. Mas vale quebrar a cabeça, pois esta é uma perspectiva essencial para os tempos da pós-verdade.

avaliação dos consumidores

0 AVALIAÇÕES
0.00 DE 5 ESTRELAS

  • Ótimo:

    0.0%

  • Muito bom:

    0.0%

  • Bom:

    0.0%

  • Não gostei:

    0.0%

  • Péssimo:

    0.0%

Avalie o produto

Postar comentário
{* betalabs.commerce *}